segunda-feira, 28 de julho de 2014

Programa - Mais Educação

Um dos maiores desafios para 2014 é a implantação do Programa Mais Educação
Escola de Tempo Integral


     1. O que é o Programa Mais Educação?
    O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial 17/2007 e pelo Decreto          Presidencial 7083/2010 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, 
 como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização  curricular, na perspectiva da Educação Integral. 
   Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola com seus gestores,professores, estudantes e funcionários. 
        O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, inicialmente situadas em capitais e regiões metropolitanas, chegando no ano 2010 em cidades com mais de 90.000 habitantes em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social e educacional, que requerem a convergência prioritária de políticas públicas. Para 2011, prospecta-se sua presença em cerca de 15.000 escolas,m incluindo-se municípios com mais de 18.800 habitantes. Até 2014, a previsão é de que o Programa Mais Educação esteja em todo território nacional, chegando a 32.000 escolas.
    
     2. Como Funciona o Programa Mais Educação?
     O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica – SEB, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – 
FNDE para as escolas prioritárias, cuja listagem é anualmente incluída no Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação.

Os planos de atendimento deverão ser definidos de acordo com o Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e desenvolvidos, por meio de atividades, dentro e fora do ambiente escolar, ampliando o tempo, os espaços e as oportunidades educativas, na perspectiva da educação integral do estudante.O Programa Mais Educação oferta para as escolas do campo, em 2013, os seguintes macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Agroecologia; Iniciação Científica; Educação em 26 Direitos Humanos; Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Esporte e Lazer; e Memória e História das Comunidades Tradicionais.